Artigos





Aprendizagem (Vocabulário Piagetiano)

15/07/2010 Ana Elisabeth Santos de Oliveira Lima


APRENDIZAGEM

nível de desenvolvimento dedução percepção

learning insight reflexos condicionados

behaviorista maturação equilibração, majorante

indução conservações

É preciso definir "aprendizagem" ou vê-la diferentemente. Inicialmente, ela depende do nível de desenvolvimento (da competência ou sensibilização). Os behavioristas esquecem que há também um "esforço" interno. Piaget distingue sete tipos de "aprendizagem", uma das quais apenas (aprendizagem em sentido estrito, ou learning) corresponde à noção behaviorista de aprendizagem. Como a noção de aprendizagem está ligada a um pseudo mecanismo de "associação" (noção que já existe em Psicologia), provavelmente será uma expressão que desaparecerá da psicologia. Piaget acha extremamente equivocada a expressão "aprendizagem", tão freqüente na Psicologia empirista: uma indução, uma dedução, um insight... são aprendizagens? Aprender a andar (função ligada à maturação) é aprendizagem? A passagem pré-lógica à lógica (aquisição das conservações) é aprendizagem? A percepção é aprendizagem? Ou só os reflexos condicionados são aprendizagens? Daí Piaget falar sempre em "aumento do conhecimento" (função), analisando como isto ocorre (estrutura). Para ele, todo mecanismo de "aumento de conhecimento" é sempre a equilibração majorante.

A Psicologia tradicional sempre definiu aprendizagem como "modificação do comportamento resultante da experiência" (dependência passiva do meio ambiente). Isto pode ser verdadeiro para o rato (?), mas certamente não o é para a criança. Piaget inverteu a definição: "aprendizagem é a modificação da experiência resultante do comportamento" (relatividade da natureza e da cultura). Piaget mostrou que nosso espírito jamais copia a realidade: organiza-se e transforma-a.



Comentários


Nenhum comentário


Inserir comentário




Nome: Caetano Altafin Cunha Querida Professora Beta e demais amigos, Meu nome é Caetano Altafin Cunha. Tive a felicidade de cursar até a oitava série do ensino fundamental no Centro Educacional Jean Piaget. Gostaria de parabenizar todos os professores e funcionários da Chave do Tamanho pelo trabalho desenvolvido. Reconheço que essa instituição foi fundamental para o desenvolvimento de minha individualidade e criatividade e, sobretudo, pelo meu amor è leitura e à educação. Estou cursando o Mestrado em Direito na Harvard University, com especialização em direito corporativo e mercado de capitais, e presido uma organização voluntária e projeto denominado Um Pé de Biblioteca, cuja função é incentivar a implementação de bibliotecas comunitárias em comunidades carentes. Certamente, a Chave do Tamanho exerceu uma influência determinante nesse caminho que escolhi seguir. O reconhecimento da leitura como instrumento de desenvolvimento social tão encorajado pela Chave do Tamanho e a inteligência emocional que desde cedo a Chave permite desenvolver por meio de atividades coletivas têm sido fundamentais em minha rotina em Harvard. Por aqui, profissionais diariamente encorajam os alunos a desenvolver tudo aquilo que a Chave desde os primeiros anos de ensino incentiva. Por tudo isso, a vocês, meu reconhecimento e mais sinceros agradecimentos! Um forte abraço a todos, Caetano

Ana Elisabeth Santos de Oliveira Lima
REFFER - Soluções para Internet

Copyright 2009 © - Todos os Direitos Reservados