Artigos





Para que servem as Escolas?

17/11/2011 Ana Elisabeth Santos de Oliveira Lima


Utilizando o titulo de um livro de meu pai, o Prof. Lauro de Oliveira Lima, gostaria de fazer uma reflexão com os pais para uma tomada de decisão de como escolher bem onde os filhos passarão muitas e muitas horas de suas vidas.

O que você quer para você é bom querer para seus filhos. Você gosta de seu trabalho? Ou gostaria de ser feliz nele? Pense que o mesmo deve acontecer com seu filho na escola. Jamais a escola deve despertar nele angustia ou tristeza. Ser muito feliz é o que importa realmente.

O que deve ser esperado da escola?

1 Um trabalho pedagógico envolvente, onde a criança tenha prazer em realizar as tarefas;

2 Um ambiente tranqüilo e entre amigos onde ele possa fazer sua socialização com segurança;

3 Uma equipe de pedagogos que estejam realmente unidos para promover o desenvolvimento infantil ou juvenil;

4 Material pedagógico que traga ate a criança situações problemas para serem resolvidas, promovendo assim a introdução dos conteúdos;

5 Trabalho envolvendo as artes e principalmente a musica (a musica é uma atividade abstrata);

6 Ambiente em geral deve ser alegre, mas não confunda com um clube; a escola tem características diferentes;

7 Não deixe de pensar que a biblioteca é muito importante, mesmo com todo aparato tecnológico;

8- A Escola deverá estar preocupada em se relacionar com a Comunidade; veja então o calendário para saber se as crianças saem dos muros da escola;

9 E finalmente, como são avaliadas as crianças e jovens? Nunca fique satisfeito se são feitas avaliações somente através das provas, temos que ter observações diárias para realmente acompanhar o desenvolvimento das crianças.

10 Uma Direção presente e realmente participativa. Conheça a Direção para você saber quem é o carro chefe do sistema onde você esta deixando seu filho.

Estes foram alguns pensamentos para que os pais fiquem atentos ao observarem a Escola onde vão deixar seus filhos e saberem que são estes profissionais que vão formar a ética e a moral de seus filhos junto com a família.

A Escola deve servir para fazer um acompanhamento junto com a família e para promover o desenvolvimento da criança. Teste bem se estes profissionais conhecem o desenvolvimento infantil.



Comentários


Nenhum comentário


Inserir comentário




Estudei na Chave durante 10 anos e durante esse tempo não percebi o quanto significava fazer carderno de especialiedade, caderno de personagem, nao percibia o quanto era importante os debates e trabalhos em grupos. Os enigmas então, pra mim não tinham nenhuma importancia e hoje fazendo pré vestibular percebo o quanto são fundamentais, aprendi a interpretar e criticar qualquer assunto. Me sinto preparada na questão da moral pois a Chave debate sempre sobre todos os assuntos atuais visando sempre desenvolver a moral. Hoje com 16 anos sei o que quero da minha vida e devo tudo isso a toda equipe, principalmente a Beta diretora da escola.

Tamiris Coutinho, 16 anos, estudante
REFFER - Soluções para Internet

Copyright 2009 © - Todos os Direitos Reservados